Blog

Fique atento


Síndrome de Burnout em cirurgiões-dentistas

A síndrome de Burnout, do inglês to burn out, que significa queimar por completo, também é conhecida como esgotamento profissional.

A condição foi constatada pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger. O especialista observou que muitos voluntários com os quais trabalhava apresentavam um processo gradual de desgaste no humor e desmotivação. Geralmente, esse processo durava aproximadamente um ano, e era acompanhado de sintomas físicos e psíquicos que denotavam um particular estado de estar “exausto”.

De acordo com a Dra. Ana Merzel Kernkraut, psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Israelita Albert Einstein, nos anos 1980, a psicóloga social Christina Maslach estudou a forma como as pessoas enfrentavam a estimulação emocional em seu trabalho. Seu interesse era nas estratégias cognitivas denominadas despersonalização, ou seja, em como os profissionais misturam a compaixão com o distanciamento emocional, como se dá o processo de se proteger frente a situações estressoras, respondendo de forma despersonalizada. A partir deste estudo, a Dra. Maslach desenvolveu o Inventário de Maslach para diagnóstico do Burnout.

Hoje, o Ministério da Saúde não dispõe de dados estatísticos absolutos sobre a presença da síndrome em brasileiros, mas sabe-se, por meio de estudos científicos, que o número é elevado.

“Normalmente encontra-se mais pessoas com Burnout em atividades onde existem níveis elevados de pressão, por exemplo, profissionais de saúde, professores, policiais, bombeiros, etc. Como a síndrome está correlacionada com o ambiente de trabalho, com as relações estabelecidas entre os integrantes da equipe e com as características do trabalho e liderança, ela pode ser manifestada em qualquer atividade realizada onde haja presença de fatores estressores”, explica a psicóloga.

Continuar lendo na fonte.

Convênios e Parcerias


Contato

Entre em contato conosco e faça uma consulta.

Olá, meu nome é

Para enviar um e-mail mande para

Gostaria de falar sobre

Para deixar mais claro o assunto...

(61) 3326-1956

(61) 98355-0016

SEPN Quadra 504 Ed.Mariana Subsolo Bloco C Sala 06/10 Asa Norte Brasilia-DF

Atendente
Olá! Vamos marcar uma consulta?
Direto pelo whatsapp.